Como Fazer o Exame de Direção?

Esse material foi feito visando os exames de direção de Contagem/MG. (Podem acontecer variações em exames de direção em outras regiões!)


Existem vários tipos de alunos. Alunos que aprendem lendo, alunos que aprendem escrevendo e alunos que aprendem visualizando! Visando essas diferenças eu Allan Fonseca instrutor de direção irei disponibilizar nessas três formas materiais de direção, para que você consiga da melhor maneira entender, colocar em prática e passar na etapa de prática de direção ( passar no exame de rua).
Exame de direção         
O exame de direção e dividido em duas etapas. A etapa de baliza e a etapa de circulação, tendo início na baliza e a segunda etapa sendo a circulação,mas isso não impede de ter uma variação na ordem de início do exame, circulação primeiro e baliza segundo, conforme a banca examinadora! As etapas do exame de direção serão avaliadas separadamente, a pontuação máxima do aluno não poderá ultrapassar o limite de 3 pontos( perdendo 4 pontos o aluno será eliminado). Os pontos não são cumulativos entre as etapas. O aluno só irá para segunda etapa do exame sendo aprovado na primeira, aquele candidato reprovado em qualquer uma das etapas terá que repetir todo o exame de direção( Repetir as duas etapas novamente) após 15 dias.


A etapa da baliza:
O carro será colocado dentro da vaga entre quatro cones pelo seu instrutor! o Aluno terá três chances em cinco minutos para tirar o carro da vaga e colocá-lo novamente no balizamento sem encostar nos cones em uma distância de no máximo 30 cm do meio fio!
Faltas mais recorrentes:
1- Esbarrar,empurrar, derrubar os cones: Falta eliminatória.
2- Bater ou subir o meio fio: Falta eliminatória.
3- Deixar o carro desligar ( deixar o carro morrer): 2 pontos.
4- Esquecer de ligar a seta: 3 pontos.
5- Não colocar a cabeça para fora do veículo quando for sair da vaga. 3 pontos
6- Não colocar o carro na vaga dentro dos 5min. Falta eliminatória.
Existem outras faltas, mais essas são as que mais acontecem e que os alunos têm mais dúvidas.

Etapa de circulação       
Essa etapa de circulação o Aluno será avaliado por outros dois examinadores (examinadores diferentes da baliza), o seu instrutor irá colocar o carro em 45 graus(a traseira do carro fica próximo ao meio fio e a frente fica em direção a rua). Os alunos não terão que parar em 45 graus novamente. Somente o primeiro aluno irá tirar o carro nessa posição, os outros alunos irão iniciar o exame no local indicado pelos examinadores. Nessa etapa serão cobradas as seguintes manobras:     
1- controle de embreagem no aclive ou reta(na subida ou reta, primeira marcha). 
2- controle de embreagem no declive(na descida,marcha re), nessa mesma manobra o aluno terá que fazer a re em linha reta, próximo ao meio fio, pelo espaço indicado pelo examinador.
3- desenvolver o carro até a 3 marcha.  velocidade máxima de 40 km.
4- observar os retrovisores constantemente, ter atenção na via e olhar para fora do veículo antes de colocá-lo em movimento.
5- seta para convergir e para qualquer deslocamento sinalizar com antecedência, para sair e voltar.     
6- Parada em fila dupla: o aluno terá que sinalizar com o braço três vezes e parar paralelo a outro veículo de pequeno porte alinhado ao retrovisor do carro parado por uma distância mais ou menos de um braço esticado. Ser for um veículo de grande porte( caminhão, carreta) e so chegar ao lado do veículo na parte traseira e parar.              
7- Controle em fila dupla(essa manobra não é obrigatória mas pode ser cobrada pelos examinadores): Segue o mesmo padrão da parada em fila dupla, a diferença é que nessa manobra o aluno terá que fazer o controle de embreagem paralelo ao veículo.Subida ou reta 1 marcha, descida marcha ré.


Lembrando que esse material é baseado no exame de direção de contagem! dúvidas entre em contato pelo whatsapp (31)994304548 ou acesse nosso site www.carteiradeprimeira.com.br 

Instrutor Allan Fonseca Carvalho

Comentários

  1. Ola ! Sobre a manutenção periódica do veiculo, vocês também fornecem algumas dicas ?

    ResponderExcluir

Postar um comentário